São Paulo, 10 de Julho de 2011
Pão de Açúcar, Extra e Carrefour perdem para rivais em pesquisa
Dia% e Guanabara, do Rio, tiveram notas melhores no quesito preço em estudo com
6.117 clientes do país
6.117 clientes do país
Toni Sciarretta e Claudia Rolli
São Paulo
São Paulo
Os supermercados mais bem avaliados pelos consumidores em preço e qualidade de produtos e serviços estão fora da fusão Pão de Açúcar e Carrefour.
O Dia% (segmento popular do grupo Carrefour que não entrará na fusão) foi avaliado por seus fregueses como o supermercado de melhor preço. Recebeu nesse item nota 20% melhor do que a concorrência. A rede regional Guanabara, do Rio, apareceu em segundo lugar, com nota 13% acima da média.
A pesquisa, feita pela CVA Solutions, ouviu 6.117 consumidores que avaliaram 44 redes, em maio, antes dos primeiros rumores da fusão.
Os clientes de cada rede deram notas aos supermercados que freqüentam. Essas notas foram comparadas com as obtidas pela concorrência. O resultado (veja abaixo) mostra o quanto uma rede está acima, abaixo ou na média dos concorrentes.
Os supermercados que se preparam para a fusão tiveram pior desempenho em preços. O Carrefour empatou com a média. Extra e Pão de Açúcar receberam notas 2% e 17%, respectivamente, abaixo da concorrência. O Walmart, também fora da fusão, teve nota 4% acima da média.
Qualidade
Quando o consumidor avalia 11 itens relacionados à qualidade de produtos e ao atendimento (cortesia, tempo na fila, variedade, etc.), Pão de Açúcar, Extra e Carrefour têm nota ligeiramente acima da concorrência.
Contudo, as redes que mais se destacam em qualidade são as da região Sul - Zaffari (13% acima da média), Bourbom (11%) e Giassi (11%) -; a rede paulista Bergamini (11%) e o Nordestão (11%).
Entre os supermercados que participarão da fusão, Extra e Carrefour são criticados pelo tempo que o cliente perde na fila e fazendo compras. Os dois receberam nota 4% abaixo da média. Também pecam no atendimento (cortesia, conhecimentos dos produtos e atenção recebida), com nota 3% e 1% piores.
Entre os supermercados que participarão da fusão, Extra e Carrefour são criticados pelo tempo que o cliente perde na fila e fazendo compras. Os dois receberam nota 4% abaixo da média. Também pecam no atendimento (cortesia, conhecimentos dos produtos e atenção recebida), com nota 3% e 1% piores.
O Pão de Açúcar é que tem melhor nota em qualidade de produtos e de atendimento: 11% melhor em atendimento e fila, 8% superior em ambiente agradável e 4% acima em variedade de produtos. Os pontos fracos são o preço (17% pior), promoção (7% pior) e facilidade de pagamento (2% pior).
Qualidade é barreira para entrar no Sul
Os grupos Pão de Açúcar e Carrefour podem juntar suas operações no país inteiro, mas ainda assim enfrentarão dificuldades para ganhar consumidores da região Sul.
A razão é que esses consumidores estão satisfeitos com a relação custo/benefício das redes catarinense (Giassi) e gaúchas (Angeloni, Bourbon, Zaffari), segundo a pesquisa realizada pela consultoria CVA Solutions.
"Mesmo com a união das operações, os dois maiores grupos continuarão fracos no Sul. Além da qualidade das redes regionais, o Walmart comprou a rede Big, de Porto Alegre, e é forte na região", afirma Sandro Cimatti, diretor da empresa CVA.
"Quando o consumidor tem menos opção e diminui a concorrência, perde em qualidade, preço, serviços e avanço tecnológico", diz Maria Inês Dolci, coordenadora da Pro Teste.
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obrigada pela participação no debate.