2 de março de 2011

a proposta do supermercado do futuro é de uma nova experiência de compra.

do Guia da Embalagem - 2/3/2011 [ clique aqui para o post original ]

Os supermercados entenderam há tempos que iriam ter de enfrentar as compras por internet como concorrência, assim, movimentaram se para promover uma experiência de compra melhor

Por Assunta Napolitano Camilo*

Temos acompanhado a evolução das propostas do laboratório de pesquisas do Grupo Metro®. Grande player alemão entre as redes de varejo e atacado mundial, reuniu, em seus projetos, grandes empresas do mercado de consumo, como Johnson&Johnson®, Nestlé®, L’oréal®, Coca-Cola ®, Procter&Gamble®, e do setor de tecnologia: Microsoft®, IBM, Avery Dennison, Accenture, Siemens®, Fujitsu®, SAP®, Oracle® entre tantas outras.

A ideia central é testar tecnologias dentro dos vários cenários vislumbrados e aplicar as melhores em mercados testes.

Monitoram de perto a grande concorrente: as compras por internet, tentando aliar-se a ela. Pretendem, sobretudo proporcionar uma experiência consumo agradável que promova a ida de consumidores aos supermercados. Até porque, há pesquisas que comprovam que a compra presencial tende a ser maior do que a virtual, já que a exposição é maior no palco dos supermercados reais. Nesse sentido, estão sendo investidas consideráveis somas para rever o conceito dos supermercados como são hoje.

A tecnologia do RFID (radio frequency identification – identificação por rádio frequência) segue sendo a maior aposta. É usada para identificar, rastrear e garantir uma série “serviços” aos produtos. A aplicação garante o rastreamento desde paletes ou “big bags” do armazém geral até a casa do consumidor.

Alguns exemplos de aplicação do RFID


  1. “Ver” através dos baús dos caminhões e das caixas de embarque. Por meio da leitura de scaners de mão ou de leitores fixados em portais pode se conferir não só o número de caixas (ou embalagem secundária), como quantos produtos exatamente há dentro delas. Assim como sem abrir e conferir o baú, saber exatamente o que ele leva;
  2. Separar produtos para compras de multiprodutos, como, por exemplo, as compras de cada consultora de venda direta, ou separar diferentes pedidos de roupa para diversas lojas;
  3. Monitorar a validade para vender antes os produtos mais antigos. Até mesmo promoções diretamente na gôndola são feitas com base na informação sobre a proximidade da expiração da validade dos produtos;
  4. Realizar todo o controle de reposição desde a gôndola até os armazéns e de lá aos fornecedores, em tempo real;
  5. Rastrear a origem dos alimentos, promovendo um nível de segurança alimentar maior, pode-se saber de qual árvore o produto veio;
  6. Propiciar um pagamento mais rápido e seguro: ao sair com a compra do supermercado, não há necessidade da leitura de cada item, o débito da compra vai direto ao cartão de crédito que o cliente apresentou;
  7. Na casa do consumidor, o sistema continua prestando serviços:

    • O forno de micro-ondas identifica o produto e se autoprograma para prepará-lo;
    • O fogão inteligente faz o mesmo, e ainda indica os acompanhamentos e procedimentos de preparo;
    • Da mesma forma os aparelhos de preparar pães, arroz e outros equipamentos da cozinha;
    • A adega avisa qual vinho harmoniza melhor com o prato preparado pelo forno ou fogão;
    • A máquina de lavar roupas, além de se autoprogramar, identifica se há peças que podem manchar outras;
    • O armário de roupas pode ajudar a compor o modelito por meio do seu próprio espelho;
    • As lixeiras alertam se há algum engano no descarte das embalagens.




O grande palco: o Supermercado

Desde a entrada, o cliente é identificado pela leitura do cartão de crédito ou do aparelho celular, a partir daí recebe informações relevantes para auxiliá-lo na sua tarefa de comprar. Com base no histórico, mostra-se ao cliente seu perfil de compra, novidades relacionadas, promoções e ainda um aviso caso ele se esqueça de algum item.

Na entrada principal é possível também se inscrever ou consultar o seu programa de fidelidade, ou trocar seus cupons. 

Além disso, nesse local ficam as máquinas de reciclagem (de vidro, PET e alumínio) e retorno de vasilhames de vidro ou PET retornável, até os engradados podem ser trocados por dinheiro ou pontos. Tudo muito funcional: algumas máquinas de autosserviço, leem os códigos, identificam o material, e já o separam do outro lado. Simples como deve ser.

Você pode decidir se quer utilizar o PSA (assistente pessoal de compras), um pequeno equipamento que fica no seu carrinho orientando sua compra, ou se prefere fazer isso sozinho ou pelo seu celular.

Espaços amplos, corredores largos, clima agradável e se mesmo assim você se entediar, faça uma pausa no quiosque de café, que tem autosserviço e, ao lado, estações com internet rápida a sua disposição. Display gigante e em 360° que mostra as ofertas conferem um ar de alta tecnologia.

Para começar, que tal a escolha de seu CD de música ou DVD sem a necessidade de colocar aqueles incômodos fones de ouvido? Apenas “mostre-o” ao leitor e a imagem do DVD aparecerá na tela ou o som do seu CD tocará num raio de alcance que apenas atinja você. 
Procurando aventura ou esportes? Se for uma bicicleta, ao se aproximar dela, ouvirá uma música, patins ou remo? Outras opções de músicas serão tocadas no momento da aproximação. Excitante não é?

Produtos pessoais? No setor de tratamento de pele, é só “medir” sua pele por meio de um pequeno chumaço de algodão que, depois de ser molhado em você, é lido pela máquina que oferece um programa completo de tratamento, incluindo diversas marcas, listando-as com seus respectivos preços. Você decide quanto investir na sua beleza.

É dia de festa? Quer sugestão de maquiagem especial? Ou normal? É só permitir que a câmera embutida capture a sua imagem, daí o programa especial propõe uma nova “imagem”, se você aprovar indica os itens necessários para compor aquele visual.

A seção de importados merece um destaque: todas as prateleiras (gôndolas) são organizadas em diagonal, de tal forma, que se pode ver o todo antes mesmo de entrar no corredor, e assim visualizar o setor em que se quer ir. Na gôndola escolhida, ao se aproximar, uma música-tema do país começa a tocar. Sensacional!

E as bebidas? Está em dúvida? Para isso, há um serviço especial de degustação: apresente seu cartão de crédito, pague alguns centavos e saboreie a bebida que quiser, escolha e leve-a.

Hoje é sexta-feira, e decidiu por um peixe? Assim que se aproximar da peixaria, ela se acenderá com um sol enorme, as luzes proverão também efeitos especiais no piso, dando a clara sensação de estar no mar, há peixes nadando sob seus pés... num visual muito dinâmico como são as ondas... e o som? Gaivotas, claro, a sensação é de que elas estão dando rasantes, ainda bem que a brisa é agradável, e o cheiro da maresia uma delícia.

Mesmo assim não sabe qual peixe levar? É só consultar o menu no monitor a sua frente, que além de explicar cada peixe e fruto do mar, oferece uma infinidade de receitas que você pode imprimir, “baixar” no seu celular ou mandar ao seu e-mail. Você decide.

Prefere uma carne vermelha e com garantia e segurança alimentar? O setor de carnes foi o primeiro a receber o sistema de RFID para rastreamento e controle de qualidade inteligente; avalia não só o tempo, mas as condições de temperatura e umidade do armazenamento.

Se ainda estiver em dúvida, e o GPS do seu celular não estiver ajudando, você pode contar com a ajuda da Ally, “uma” robô esperta que está sempre atenta e de bom humor para ajudar no que precisar, e ela não se esquece de nada! Sua tela é “touch screen” e em quatro línguas, atender a diversidade é importante!

A questão da Saída

Pronto para ir para casa? Você também pode decidir se prefere contar com auxílio de pessoas ou prefere pagar sozinho? Há três tipos de saída possíveis. Para atender a todos, manteve-se o modelo tradicional, o novo e um misto. Também são variados os meios disponíveis de pagamento: celular, cartão de crédito, dinheiro, cupons.

Você pode ainda decidir se prefere manter as funcionalidades do sistema RFID ou se prefere desativá-lo, se assim decidir, será fácil. Alguns grupos de consumidores alegam que o sistema pode comprometer a privacidade, funcionando como aliado do “grande irmão”. Radicalismos à parte, o sistema tem vários aspectos interessantes que muito podem contribuir para facilitar nossa atribulada “vida moderna”.

Em maio deste ano, quando formos à maior feira de embalagens do mundo: a InterPack, iremos visitar novamente esse supermercado modelo para acompanhar sua evolução. Quem quiser pode nos acompanhar: consulte-nos pelo http://www.institutodeembalagens.com.br e veja mais detalhes no link Interpack - Instituto de Embalagens

Será uma ótima e agradável experiência!


* Assunta Camilo é Diretora do Instituto de Embalagens e da consultoria FuturePack. Engenheira Mecânica formada pela Escola Politécnica - USP, especialista em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini - USP e Pós-graduada em Marketing pela ESPM e Business School; estágios e cursos na Alemanha e EUA.

Palestrante internacional e professora de embalagens. Profissional do setor há 29 anos, com experiência nas empresas Cyklop, Dixie Toga, TetraPak e Ripasa, nas áreas de Desenvolvimento, Planejamento Estratégico e Gestão de Embalagens. Participa desde 1986 das principais feiras e congressos do setor no mundo. Faz parte do grupo de consultores The Faith Pop Corn. Eleita Profissional do ano de 2010 pelo 20° Prêmio Embanews.




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