7 de junho de 2011

Selos podem conter estratégias de marketing que só visam vendas.

Folha Ambiente, 6/6/2011


Quem opta por comprar produtos ecologicamente corretos encontra uma infinidade de opções com selos, prêmios e certificações que atestam a não-utilização de meios ou instrumentos de agressão ao ambiente na produção daquele item.

Mas esse símbolo pode ser apenas marketing ambiental. Isso acontece porque a rotulagem de selos verdes no Brasil é um processo de certificação voluntária_a empresa não é obrigada a aderir a um programa específico e pode criar seus próprios selos e padrões de qualidade.


Os selos chamados independentes têm maior credibilidade do que aqueles criados pela própria empresa --autorregulatório-- porque deixam claros as metodologias de classificação.

Eles são elaborados por órgãos reguladores do governo, ONGs ou associações privadas como FSC (Forest Stewardship Council) e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).



CONSTRUÇÃO

Um dos setores que mais se destaca na procura por certificação verde é o da construção civil.
Segundo a GBC (Green Building Council), que emite um dos selos, o Brasil é hoje o quinto no ranking mundial de empreendimentos verdes.

" As pessoas têm noção desse impacto [da construção] e muitas não se importam em pagar mais por um imóvel sustentável, desde que tenham a garantia de sua eficiência", diz Marcos Casado, gerente da GBC Brasil.

Identificada como LEED (Leadership in Energy and Enviroment Design), a certificação da ONG avalia critérios como eficiência energética e uso racional de água.

Já o selo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), da Fundação Vanzolini, considera a qualidade de vida que o usuário terá, a economia de água e o consumo de energia, a disposição de resíduos, e a contribuição para o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental da região.

A instituição acaba de lançar o selo RGMat, dirigido a produtos e materiais de construção sustentáveis.

Para emitir o selo, técnicos examinarão o desempenho ambiental e o ciclo de vida desses materiais, que inclui uma pesquisa sobre o consumo de recursos naturais e a emissão de gases na atmosfera, entre outros elementos.

As certificações oferecem aos fabricantes uma oportunidade de melhorar seus processos de produção --como reduzir o consumo de água e de energia.

Aos arquitetos e projetistas, os selos fornecem mais dados sobre durabilidade e reciclagem dos produtos. Aos varejistas, permitem exibir o desempenho ambiental dos materiais a seus clientes.

A Mãe Terra, empresa de produtos naturais no Brasil, também criou um programa para conscientizar o consumidor. O "Pensando Bem" possibilita o rastreamento dos impactos ambientais dos produtos da marca.

Os sete indicadores avaliados pelo programa são energia, água, CO2 e gases poluentes, insumos e resíduos, uso do solo, biodiversidade e bem-estar animal.






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