23 de agosto de 2011

Como a comunicação nas embalagens pode contribuir para o consumo consciente?

Em julho escrevi um post sobre embalagens que citava cinco exemplos de benefícios que os designers e publicitários levam, ou deveriam levar em conta durante o processo de criação desses itens. Hoje vou aprofundar o tema da comunicação para demonstrar como esse quesito é importante para o consumidor e também para a marca. Nós estamos muito acostumados com a relação de consumo destas informações e muitas vezes nem notamos o seu papel no processo de compra. comunicação embalagem
No dia a dia você pode nem notar, mas toda embalagem apresenta basicamente, o nome da marca que comercializa o item, o nome do produto, a quantidade de produto que você estará adquirindo ao escolher essa embalagem, o local onde foi fabricado, informações de atendimento ao consumidor e código de barras. Além do básico, cada tipo de produto apresenta especificidades que devem ser comunicadas. As embalagens dos medicamentos são caracterizadas por faixas com cores distintas, as de alimentos e bebidas devem conter informações nutricionais e ingredientes do produto, data de validade etc.
A lista de informações que devem estar presentes nas embalagens pode parecer grande, mas ainda é muito pouco perto do que está por vir. Há dez anos atrás, o consumidor não tinha acesso aos valores nutricionais dos produtos que comprava e as fabricantes argumentavam que essa medida era uma grande besteira pois os consumidores não teriam capacidade de avaliar as informações disponibilizadas.
O tempo passa e as mudanças se tornam rotina. Ninguém mais discute a importância de disponibilizar determinadas informações para o consumidor. É uma questão de transparência, ética e bom relacionamento. Por meio das inovações tecnológicas nós estamos prestes a aumentar o poder do consumidor de obter informações relevantes sobre os produtos.
Existe um aplicativo para Android chamado Google Goggles, ele faz o reconhecimento de uma imagem (arte, local, CD, livro, logo) e te da informações sobre o item, tais como: local para comprar, preço etc. Esta mesma tecnologia pode ser utilizada para trabalhar a rastreabilidade dos produtos, fornecendo informações sobre o processo de fabricação, quantidade de matérias primas gastas para sua produção e também quem são os produtores dessas matérias primas, disponibilizando informações úteis para as pessoas que estão buscando produtos que tenham menos impactos negativos.
unilever #cadagestoconta
As informações relacionadas à fabricação devem se tornar obrigatoriedade nas embalagens. São essenciais para informar o consumidor sobre o ciclo de vida dos produtos e também ajudam a prevenir casos como o exposto pelo programa A Liga na última terça .
Algumas empresas estão utilizando suas embalagens e mídias sociais para trabalhar conteúdos relevantes para seu consumidor. A Unilever está promovendo uma campanha chamada #cadagestoconta e uma das ações é fornecer dicas pelo twitter a partir de códigos em suas embalagens. Você twitta o código que está em um produto alimentício (Ex: STK130020115) com a hashtag #cadagestoconta e recebe uma dica de alimentação saudável. Cada tipo de produto tem um código e uma dica relacionada.
Enfim, as embalagens são importantíssimas para promover o consumo consciente. As novas tecnologias estão possibilitando interações que permitirão que mais e mais informações relevantes contribuam para a escolha dos consumidores. Em alguns anos, a partir de código em embalagens, nós teremos acesso a todo tipo de informação, desde a cadeia produtiva até descarte e dicas de utilização dos produtos. Mal posso esperar para ver o dia em que a rastreabilidade se torne uma realidade.


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