Fecomercio RJ 9/5/2012
Levantamento mostra avanços na questão do lixo e no uso de sacolas ecológicas, mas expõe desafios
Mesmo longe de ser um cidadão ecologicamente correto, o brasileiro vem apresentando alguns avanços quanto à preocupação com o meio ambiente. Apesar de a pesquisa nacional Consumo Consciente 2012, realizada pela Fecomércio-RJ/Ipsos, revelar que 37% da população não consideram a preservação do meio ambiente no seu dia a dia (em 2007 – ano em que o levantamento começou a ser realizado – essa porcentagem era de 26%), alguns progressos ocorreram, como o aumento da adesão à separação de lixo e ao uso de sacolas ecológicas.
Para o economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, o censo de ser ecologicamente correto está crescendo. “Esses hábitos levam tempo para maturar. Hoje, o brasileiro sabe que agir de forma ecologicamente correta vai além de poupar água ou energia. Falta essa percepção ser posta realmente em prática, mas há avanços”, explicou.
Um outro exemplo disso está relacionado com o uso de sacolas. Neste ano, 17% dos brasileiros informaram que sempre utilizam sacolas ecológicas no lugar das de plástico. Isso representa uma alta de 12 pontos percentuais em relação ao apurado em 2010, ano em que a pergunta começou a ser feita, quando essa proporção era de 5%. O percentual dos que nunca usam sacolas ecológicas caiu de 84% para 60%, enquanto a parcela dos que utilizam de vez em quando subiu de 11% para 21%.
A pesquisa também mostra que 49% dos brasileiros separam o lixo para reciclagem. Esse percentual era de 40% em 2007. Como ocorre desde o início do levantamento, as práticas com maiores adesões são apagar a luz e fechar a torneira. Em 2007, 93% dos entrevistados declararam apagar as luzes ao sair de um recinto, muito próximo aos 91% registrados em 2012. Fechar a torneira, por sua vez, passou de 92% para 89%, na mesma base de comparação.
Utilizar sobra de refeições recuou de 74% para 66%, plantar árvores ou cuidar de jardins, de 42% para 37%, e consumir produtos com menor impacto para o meio ambiente caiu de 26% para 22%. Ao comprar um alimento, 75% dos brasileiros não se preocupam em verificar se o mesmo é transgênico (contra 68% em 2007).
A pesquisa foi realizada com mil entrevistados de 70 cidades do país,
incluindo nove regiões metropolitanas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
super carrinho. faça as idéias rodarem aqui também.
obrigada pela participação no debate.