Dica do Coluna Zero
Hoje em dia, tudo consome energia elétrica. Enquanto alguns componentes importantíssimos de nossa vida consomem cada vez menos energia, diversos eletrodomésticos continuam sendo os vilões do orçamento da casa. Veja, abaixo, o quanto cada eletrodoméstico costuma pesar no total da conta de luz:
Chuveiro Elétrico – 35% - Não há segredo: utilize bons modelos, com potências variando entre 2 e 6 kW. Outra dica é reduzir o tempo de banho.
Geladeiras – 27% - Escolha um modelo que venha com o selo Procel, que garante o baixo consumo de energia. Evite que a geladeira tenha muito contato com o calor, deixando-a longe do fogão e janelas que recebam muita luz solar e não a deixe encostada na parede.
Ventiladores e aparelhos de ar condicionado – 8,5% - Um ventilador pequeno, de mesa, gasta metade da energia consumida por um ventilador de teto. Maneire no ar condicionado – um aparelho de 7500 BTUs, ligado por oito horas, consome o mesmo que 10 ventiladores de mesa!
Computador – 7% - Com processadores cada vez mais avançados o consumo energético dos computadores é cada vez mais baixo. Em contrapartida, cada vez mais acessórios são acoplados às máquinas, aumentando, assim, o gasto energético. Plugue apenas os gadgets que serão usados no momento.
Micro-ondas – 6,5% - Planeje suas refeições com antecedência, evitando usar o micro-ondas para descongelar alimentos. Muitas vezes, adicionar uma pequena quantidade de água acelera o cozimento no aparelho.
TV – 4,8% - Evite deixar a televisão ligada o tempo todo e prefira as novas tecnologias, como LED e LCD, que consomem muito menos energia que os aparelhos de tubo. Caso você tenha costume de dormir com a televisão ligada, ajuste o timer do aparelho ou mude um pouco o seu hábito. Que tal um bom livro?
Lâmpada de 60 W – 4,2% - Uma única lâmpada fluorescente, além de consumir 70% menos energia, substitui algumas lâmpadas incandescentes. Se necessário, mude os spots de iluminação de sua casa, para que menos lâmpadas sejam necessárias.
Ferro de passar – 3,5% - Acumule uma boa quantidade de roupas e passe tudo de uma vez só. O aquecimento inicial do ferro gasta muita energia. Além disso, você pode passar várias peças leves após desligar o aparelho, já que seu calor é conservado por cerca de 10 minutos.
Secador e chapinha – 2,5% - Enxugue bem os cabelos antes de usar o secador e a chapinha. Dessa forma você utiliza por menos tempo esses dois eletrodomésticos.
Máquina de lavar – 1% Utilize roupas mais leves em dias mais quentes, para evitar muitas trocas de roupas. Evite a função pré-lavagem. Além disso, a água fria usa 90% menos energia em relação à água quente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
super carrinho. faça as idéias rodarem aqui também.
obrigada pela participação no debate.