17:47
28/02/2011
Vendas dos supermercados em janeiro superam resultado de 2010
Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – As vendas dos supermercados do país tiveram crescimento de 3,68% em janeiro na comparação com janeiro do ano passado, em termos reais. Em valores nominais, o aumento das vendas em janeiro diante do ano anterior foi de 9,89%. O Índice Nacional de Vendas foi divulgado hoje (28) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com dezembro, houve uma queda de 21,15% em termos reais, ou seja, quando descontados os efeitos da inflação. Em valores nominais, a queda do período foi de 20,49%. Mas a redução é considerada normal já que dezembro é um mês que tradicionalmente tem forte crescimento nas vendas por causa das festas de final de ano. Além disso, janeiro tem a característica de ser um período em que as famílias costumam ser mais contidas nos gastos por causa do pagamento de impostos e por causa das despesas escolares. A expectativa do setor é de que as vendas continuem a crescer. “O setor supermercadista mantém a curva de crescimento em relação ao ano anterior e isso deve continuar, pois ainda há espaço para o consumo, especialmente da recente classe C, oriunda da classe D, que deve ter consolidado seu poder de compra”, disse o presidente da Abras, Sussumu Honda. Já a cesta AbrasMercado, composta por 35 produtos de largo consumo, apresentou queda de 1% no seu valor em relação ao mês anterior. Em comparação a janeiro de 2010, a cesta apresentou alta de 15,21%, passando de R$ 263,84 para R$ 303,97. Os produtos da cesta que ficaram mais caros em janeiro em comparação a dezembro foram o tomate (alta de 24,31%), o xampu (alta de 4,30%) e o sabonete (3,53%). A cesta mais cara do país é a da Região Norte que custava, em média, R$ 343,71, em janeiro deste ano. A mais barata é a da Região Nordeste: R$ 257,65. Em 2010, o volume de vendas dos supermercados brasileiros apresentou crescimento de 6,7% em comparação a 2009, puxado principalmente pelo consumo de bebidas alcoólicas, que aumentou 15,1%.
Edição: Lana Cristina
31/01/2011
Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - As vendas dos supermercados, em 2010, cresceram
4,2% em relação ao ano anterior. Em dezembro, a alta foi de
3,16% sobre o resultado de dezembro de 2009. Na comparação
com novembro de 2010, as vendas cresceram 33,86%,
de acordo com balanço mensal da Associação Brasileira de
Supermercados (Abras) divulgado hoje (31).
4,2% em relação ao ano anterior. Em dezembro, a alta foi de
3,16% sobre o resultado de dezembro de 2009. Na comparação
com novembro de 2010, as vendas cresceram 33,86%,
de acordo com balanço mensal da Associação Brasileira de
Supermercados (Abras) divulgado hoje (31).
Segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, o resultado de 2010
se deve à elevação dos preços a partir de setembro, que afetou as
vendas nas classes de consumo C, D e E. A estimativa da entidade
era de crescimento maior, entre 4,4% e 4,5%.
se deve à elevação dos preços a partir de setembro, que afetou as
vendas nas classes de consumo C, D e E. A estimativa da entidade
era de crescimento maior, entre 4,4% e 4,5%.
O AbrasMercado, índice que representa uma cesta de 35 produtos
de grande consumo, teve crescimento de 17,4% em 2010.
Em dezembro, a alta foi de 2,19%. Em valores, o AbrasMercado
passou de R$ 261,51 em dezembro de 2009 para R$ 307,04 em
dezembro de 2010.
de grande consumo, teve crescimento de 17,4% em 2010.
Em dezembro, a alta foi de 2,19%. Em valores, o AbrasMercado
passou de R$ 261,51 em dezembro de 2009 para R$ 307,04 em
dezembro de 2010.
Os produtos que registraram maiores altas de preço no ano foram
feijão (51,6%), papel higiênico (43,3%), carne-traseiro (34,9%),
queijo mussarela (34,3%), queijo prato (32,8%). As quedas de
preço mais expressivas ficaram com a cebola (-47,1%),
a batata (-19%) e o tomate (-13,6%).
feijão (51,6%), papel higiênico (43,3%), carne-traseiro (34,9%),
queijo mussarela (34,3%), queijo prato (32,8%). As quedas de
preço mais expressivas ficaram com a cebola (-47,1%),
a batata (-19%) e o tomate (-13,6%).
Em dezembro de 2010, as maiores altas ficaram por conta do
papel higiênico (24,34%), tomate (12,31%), frango congelado (8,83%)
e açúcar (8,28%). Os produtos cujos preços cairam foram
batata (-13,2%), feijão (-7,92%), farinha de mandioca (-3,08%)
e creme dental (-2,55%).
papel higiênico (24,34%), tomate (12,31%), frango congelado (8,83%)
e açúcar (8,28%). Os produtos cujos preços cairam foram
batata (-13,2%), feijão (-7,92%), farinha de mandioca (-3,08%)
e creme dental (-2,55%).
De acordo com Honda, as vendas do setor devem crescer 4% em 2011.
“A alta dos preços das commodities agrícolas [produtos básicos com
preços cotados internacionalmente] deve continuar afetando as vendas
em 2011. Este ano, as vendas não serão ruins, mas refletirão um
crescimento menor do emprego e da renda", disse.
“A alta dos preços das commodities agrícolas [produtos básicos com
preços cotados internacionalmente] deve continuar afetando as vendas
em 2011. Este ano, as vendas não serão ruins, mas refletirão um
crescimento menor do emprego e da renda", disse.
Edição: Vinicius Doria
11:23
31/01/2011
31/01/2011
Supermercados registraram aumento de 4,2% nas vendas em 2010.
Flávia AlbuquerqueRepórter da Agência Brasil
São Paulo - As vendas no setor de supermercados cresceram 4,2% em
São Paulo - As vendas no setor de supermercados cresceram 4,2% em
2010, na comparação com 2009, de acordo com o Índice Nacional de
Vendas divulgado hoje (31) em São Paulo pela Associação Brasileira de
Supermercados (Abras).
Em dezembro, foi registrada alta de 3,16% com relação ao mesmo
Em dezembro, foi registrada alta de 3,16% com relação ao mesmo
mês do ano anterior. Na comparação com novembro, as vendas
tiveram elevação de 33,86%.
Edição: Graça Adjuto
Edição: Graça Adjuto
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