19 de fevereiro de 2011

livro. wolfgang fritz haug.

crítica da estética da mercadoria. 1971.

Em Veneza, pode-se comprar um cartão postal que faz ao mesmo tempo propaganda da cidade e um truste americano. Ele mostra a Praça de São Marco vazia, ocupada apenas pelo notório exército de pombos. Estes apresentam-se de forma organizada: em caracteres gigantescos, eles formam a palavra 'Coca-cola'. Os caracteres são aqueles do design da marca 'legalmente registrada'. O gerente publicitário produziu a configuração dessa foto fazendo que várias pessoas contratadas espalhassem comida para os pombos de modo a formar a logomarca. Os pombos não se colocaram ali para formar a logomarca, mas para saciar a sua fome. A comida não foi espalhada para alimentar os pombos, mas para fazê-los trabalhar como figurantes, ao se dirigirem a ela. O arranjo é absolutamente estranho e externo aos pombos. Ao incorporarem a comida, eles são subordinados ao capital e incorporados por ele. A foto - um triunfo da técnica publicitária capitalista - mostra simbolicamente um aspecto fundamental do capitalismo.

O capital mobiliza um exército gigantesco de trabalhadores assalariados. Sob o seu comando, a divisão do trabalho e a cooperação se desdobram numa escala social cada vez mais elevada. Os trabalhadores se movimentam nos caminhos que lhes prescreve a dependência salarial. Afora o grande interesse no salário e em sua cota de consumo, nada mais encontra satisfação objetiva na sociedade capitalista, nem pode ser satisfeita.


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