o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio
e suas implicações para a educação ambiental".
texto de phillippe layrargues.
leia aqui
A questão do lixo vem sendo apontada pelos ambientalistas como um dos mais graves problemas ambientais urbanos da atualidade, a ponto de ter-se tornado objeto de proposições técnicas para seu enfrentamento e alvo privilegiado de programas de educação ambiental na escola brasileira. A compreensão da necessidade do gerenciamento integrado dos resíduos sólidos propiciou a formulação da chamada Política ou Pedagogia dos 3R's2, que inspira técnica e pedagogicamente os meios de enfrentamento da questão do lixo. No entanto, apesar da complexidade do tema, muitos programas de educação ambiental na escola são implementados de modo reducionista, já que, em função da reciclagem, desenvolvem apenas a Coleta Seletiva de Lixo, em detrimento de uma reflexão crítica e abrangente a respeito dos valores culturais da sociedade de consumo, do consumismo, do industrialismo, do modo de produção capitalista e dos aspectos políticos e econômicos da questão do lixo (...)
#supercarrinho @supercarrinho
O autor faz uma reflexão muito clara do que denominou apropriadamente de "cínica" - da ação da coleta seletiva como um fim e não um meio de se discutir mudanças de comportamento relacionado ao consumismo desenfreado. Texto maravilhoso.
ResponderExcluirtambém super acho maravilhoso esse texto, alexandra. obrigada pelo seu comentário. se puder, passe adiante, que vale a pena a leitura de muita gente por aí (que tipo: acha o máximo comprar mais pet pra reciclar mais... dã!)
ResponderExcluir