16 de junho de 2012

novos baianos. mistério do planeta.

"o tríplice mistério do stop":
nascer, crescer, morrer.




Mistério do Planeta

Os Novos Baianos

Vou mostrando como sou
E vou sendo como posso,
Jogando meu corpo no mundo,
Andando por todos os cantos
E pela lei natural dos encontros
Eu deixo e recebo um tanto
E passo aos olhos nus
Ou vestidos de lunetas,
Passado, presente,
Participo sendo o mistério do planeta
O tríplice mistério do "stop"
Que eu passo por e sendo ele
No que fica em cada um,
No que sigo o meu caminho
E no ar que fez e assistiu
Abra um parênteses, não esqueça
Que independente disso
Eu não passo de um malandro,
De um moleque do brasil
Que peço e dou esmolas,
Mas ando e penso sempre com mais de um,
Por isso ninguém vê minha sacola


"Mistério do Planeta" - vídeo extraído do filme Novos Baianos Futebol Clube, dirigido por Solano Ribeiro e gravado em 1973 no sítio Cantinho do Vovô, em Jacarepaguá. No Youtube compõe a "trilogia NBFC", ao lado dos vídeos "Samba da Minha Terra" e "Alunte". Câmera na mão - take único e sem cortes - em sintonia com o humor oscilante e malandragem de Paulinho Boca, um típico novo baiano que se joga "nu" mundo. Yoga de ouvido, Moraes concentrado ao violão. Pepeu mil anos luz segue à frente da guitarra. Jorginho, menino arisco, mostra que já conhece os atalhos da batera. 

Dadi, leãozinho Caeveloso, arrepia no baixo. Galvão na letra e poesia. Novos Baianos - vocal: Paulinho Boca de Cantor; violão: Moraes Moreira; guitarra: Pepeu Gomes; baixo: Dadi, batera: Jorginho Gomes. De fora: Baby Consuelo, Baixinho, Bola, Charli, Gato Félix e Galvão.

Completam a "trilogia NBFC" os vídeos "Alunte" (destaques Baby e Pepeu)http://br.youtube.com/watch?v=-X_Al_TLOFE e "Samba da Minha Terra" (destaques Moraes e Pepeu)http://br.youtube.com/watch?v=uUyBkJfU6OIAssista também o início do documentário:Brasil Pandeirohttp://br.youtube.com/watch?v=aKXCy2WLTnM

"Mistério do Planeta" é uma canção escrita por Luiz Galvão e Moraes Moreira, interpretada pelo grupo musical brasileiro Novos Baianos, e lançada no ano de 1972 no álbum Acabou Chorare pela gravadora Som LivreA interpretação vocal da canção é feita por Paulinho Boca de Cantor. Os arranjos de introdução, e demais arranjos no decorrer da canção são de Moraes Moreira e Pepeu Gomes. O solo de guitarra de Pepeu Gomes nesta canção é considerado um dos mais memoráveis. A banda de apoio A Cor do Somcomplementaa canção com percussão e baixo. Luiz Galvão, letrista da canção, cita vários trechos se referindo à coisas que faziam parte do mundo dos Novos Baianos. Desde o efeito de ação e reação, nos versos "que pela lei natural dos encontros, eu deixo e recebo um tanto". "O tríplice mistério do stop" corresponde às três fases da vida do ser humano, ao nascer, crescer e morrer. No verso seguinte, "que eu passo por e sendo ele no que fica em cada um", reforça a teoria de que todos os seres humanos passam por esta fase. O 'stop' seria o fim da vida. Galvão faz referência também ao seu segundo modo de pensar nos versos "mas ando e penso sempre com mais de um, por isso ninguém vê minha sacola" , ou seu segundo cérebro, que guarda na sacola, ou seja, suas experiências particulares, as quais estimularam-no a ter uma visão alternativa do mundo e das coisas. (wikipedia)  


 Licença Creative Commons  #supercarrinho  @supercarrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

super carrinho. faça as idéias rodarem aqui também.
obrigada pela participação no debate.