10 de janeiro de 2013

my thesis (hardcover) * "capa dura" da tese *


"the dog days are over" I hope so!
cabô mesmo agora! antes tarde do que nunca!

scroll down >>>> * português - english - español  - français *

Nome da aluna: JOSI PAZ 
josi.ppaz@gmail.com
@josipaz

Título da tese: O CLIMA DO CONSUMO:
a sociedade de consumidores no debate sobre a mudança climática

Universidade de Brasília - UnB - Departamento de Sociologia - SOL
Defesa ocorrida em 26 de setembro de 2012
Orientador: Professor Edson Farias
Orientador "Doutorado sanduíche": Professor Mike Featherstone
(Nottingham Trent University - NTU, Inglaterra)

Palavras-chaves - consumo - mudança climática – meio ambiente – embalagem  – estilo de vida

Resumo: A tese problematiza o debate recente sobre mudança climática na sociedade de consumidores, partindo da  idéia de um aquecimento global do planeta que seria provocado pela ação humana e que reverbera nas “coisas do consumo”. No Brasil, a maior visibilidade da austeridade retórica do ambientalismo coincide com a afluência de milhões de novos consumidores e da economia nos últimos anos, incrementando demandas, ofertas e polêmicas. Sob o registro da sociologia histórico-compreensiva, o estudo foi realizado em Brasília e na sua IV região administrativa, Brazlândia. A pesquisa assumiu uma perspectiva qualitativa, combinando técnicas diversas - observação participante em supermercado e cooperativa de coleta seletiva; estudo discursivo de cartilhas ao consumidor, elaboradas por enunciadores diversos; percursos etnográficos na internet; entrevistas semi-roteirizadas com profissionais e especialistas, consumidores, catadores de material reciclável; análise documental – planos, projetos de lei, decretos, políticas; análise de embalagens. O termo “embalagem” foi assumido como um conceito fundamental na sociedade de consumidores, recuperando a noção de ambiência proposta por Jean Baudrillard. O trabalho articulou, principalmente, os escopos de dois autores – Norbert Elias e Arjun Appadurai -, no âmbito dos estudos da cultura material. Também percorreu duas linhas temáticas que reivindicam status de sociologias próprias – sociologia do consumo e sociologia ambiental, na confluência das quais o debate sobre mudança climática na sociedade de consumidores vem se desenhando. Percorreu-se, assim, questões teórico-metodológicas que advém do postulado de noções caras à própria Sociologia e que estão no cerne da formação do seu campo, como o par natureza e sociedade.

Abstract
Key words:
consumption - climate change – environment  –package  – life style
This thesis problemizes the climate change debate as an ecological imperative to the consumption society. It aims drawing the main lines about the consumption debate that emerges from it. In Brazil, the environmentalist austerity meets an emergent economy and an aflluent consumer society joined by million people in the last years. It has incresead demands, offers and polemics. The global warming hypothesis as a human cause provokes material and symbolic effects in the “consumption stuff”, but in which ways? This study combines different qualitative research tecniques (such as participative observation in the supermarket, discourse analysis of packages and consumer guides, etnography on the internet, semi-structures interviews, in Brasília and its IV administrative area, Brazlândia). It approaches many cultural expressions of consumption, symbolic and material, understanding in which ways this social pratice works in the urban way of life.

Abstracto
Palabras claves:
consumo, cambio climático, medioambiente, envase, estilo de vida
La tesis analiza el debate reciente sobre el cambio climático como un imperativo ecológico para la sociedad de consumidores. Su objetivo es situar la problemática del consumo en ese debate. En Brasil, la visibilidad de la austeridad retórica del ambientalismo, en torno a la hipótesis del calentamiento global, coincide con la afluencia de millones de nuevos consumidores y de la propia economía en los últimos años, aumentando demandas, ofertas y polémicas. La idea de un calentamiento global, causado por la actividad humana, resuena en las «cosas del consumo», pero ¿hasta qué punto? La investigación combina técnicas cualitativas diversas, en el registro de la sociología histórico-comprensiva (observación participante en el supermercado, estudio discursivo de folletos para consumidores y envases, etnografía en Internet, entrevistas semidirigidas, abordaje de consumidores en Brasilia y su IV región administrativa, Brazlândia), explorando diversas manifestaciones culturales del consumo, simbólicas y materiales, para entender en qué medida esa práctica social realiza el estilo de vida urbano.

Résumer
Moits clé: consommation, changement climatique, environnement, emballage, style de vie
La thèse problématise le débat récent sur le changement climatique en tant qu’impératif écologique pour la société de consommateurs. L’objectif est de situer la problematique de la consommation dans ce débat. Au Brésil, la visibilité de l’austérité rhétorique de l'environnementalisme, autour de l'hypothèse du réchauffement climatique, coïncide avec l'afflux de millions de nouveaux consommateurs et de l'économie elle-même dans cesdernières années, avec une augmentation des demandes, des offres et des controverses. L'idée d’un réchauffement climatique, causé par l'activité humaine, réverbère dansles “affaires de la consommation”, mais dans quelle mesure? Cette recherche combine dês différentes techniques qualitatives, dans la trace de la sociologique historique compréhensive (observation participante dans le supermarché, étude discursive sur des brochures destines aux consommateurs et des emballages, ethnographie sur Internet, entretiens semi-structurés, approche des consommateurs à Brasilia et dans sa IVè région administrative, Brazlândia), en explorant les différentes manifestations culturelles de la consommation, symboliques et matérielles, pour comprendre la mesure dans laquelle cette pratique sociale réalise le style de vie urbain.




 Licença Creative Commons  #supercarrinho  @supercarrinho